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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Inclusão dos Idoso no Contexto Escolar

   

       Quanto tempo não escrevo por aqui, nem me lembro mais do ultimo pôster, na verdade depois da universidade pouco sobra tempo para escrever algo que não esteja no contexto do curso, por falar em Universidade, esse pôster vai ser dedicado ao grupo de estudos que participo, grupo que trata uma questão muito importante, a Inclusão do Idoso em sala de aula, nesse grupo oferecemos oficinas de formação continuada para professores que trabalham com esse público, além de elaborar jogos e técnicas que abarquem o tema.
            Estimativas para os próximos 20 anos indicam que a população idosa poderá exceder 30 milhões de pessoas ao final deste período, chegando a representar quase 13% da população total, dados do censo de 2010, com isso políticas públicas para a inclusão do idoso e a produção do mesmo é de fundamental importância para uma melhor qualidade de vida, maior longevidade na produção e para manter esse idoso ativo, sabemos que manter o cérebro em movimento prolonga o bem estar mental dessa pessoa, além poder propicia mais estímulos para a vida, através de nossos estudos constatamos que existe uma relação inversamente proporcional entre a prevalência de demência e a escolaridade. Feita uma pesquisa em instituições de longa permanência na cidade de João Pessoa, foi constatado que 100% dos idosos que apresentavam alguma demência eram analfabetos, enquanto outros idosos que eram alfabetizados e tinha um certo nível de estudos ainda preservavam a memória e a saúde mental, isso corrobora com estudos que apontam que o risco de prevalência de demência e a escolaridade é quase quatro vezes maior para os analfabetos.
       Nunca é tarde para aprender, nós temos essa capacidade até o final de nossas vidas, acontece que com o passar dos anos, assim como tudo em nosso corpo se desgasta nossos neurônios também, com isso a capacidade de aprender diminui, mas não se extingui, o importante é a pessoa que trabalha com essa pessoa idosa ser conhecedor de algumas dificuldades normais encontradas por essa faixa etária, e encontrar mecanismo para que o idoso possa vencer essas dificuldades, tornando mentalmente ativo, preservando sua memória e consequentemente sua saúde. uma dica é contextualizar a alfabetização com o dia dia da pessoa idosa, procurar ensinar utilidades para o seu cotidiano, como por exemplo, nomes de ônibus, como usar caixa eletrônicos, entre vários outros problemas comuns a muitos idosos analfabetos, atraído assim o seu interesse o que vai facilitar na sua aprendizagem.
         Em breve nosso grupo estará lançando um livro voltado para a inclusão da pessoa idosa no contexto escolar, uma espécie de manual para professores, educadores ou qualquer pessoa que se interesse pelo tema, quando isso acontecer trará aqui no blog algumas partes desse manual. Se alguém tiver interesse de trocar ideia sobre o assunto é só me contatar. Abraço a todos e até a próxima postagem.

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