Acredito que todos saibam o que é uma mensagem subliminar, pois esse tema é muito abordado na internet, eu particulamente acho genial a criatividade dos criadores dessas mensagens, como também acho genial a criatividade daqueles que veem o subliminar em tudo. mas vamos a definição:
A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão
inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de
mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um
baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos
identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela
é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos
sido hipnotizados. Por definição,
subliminares são as mensagens que nos são
enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção
consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de
decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de
contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é
ativado na hora certa. Você duvida que funciona? Beleza, então vamos aos fatos:
Por que será que quando vamos ao cinema pensamos logo em pipoca com uma coca cola?
Em setembro de 1957, o especialista em marketing americano James Vicary
convocou a imprensa para anunciar o lançamento de sua empresa, a
Subliminal Projection Company, na qual era vice-presidente. Na
conferência Vicary revelou ter patenteado uma nova técnica de vendas
chamada "projeção subliminar" que consistia em utilizar um taquitoscópio
(um dispositivo capaz de projetar imagens numa tela muito rapidamente)
para exibir imagens entre os quadros de um filme durante uma fração de
segundos (para ser mais preciso, 0.00033s). Como eram projetadas numa
velocidade maior que o olho podia captar, estas imagens não eram vistas
conscientemente, mas Vicary acreditava que elas atingiam diretamente o
subconsciente. Para provar a eficiência de suas propagandas
subliminares, Vicary divulgou o resultado do experimento que teria
conduzido num cinema de New Jersey. Ao inserir imagens com os dizeres
"Drink Coke" e "Eat Popcorn" durante a projeção do filme ele teria
aumentado em 57,7% as vendas de coca-cola e em 18,1% as vendas de pipoca
às portas de saída do cinema. A experiência foi relatada na revista
Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de setembro de 1957). Sem mais delongas vou deixar algumas mensagens bem explicidas e outras nem tanto.
|
PRECISA FALAR? |
|
Consegue ver uma mulher entra a cerveja e o copo? |
|
Olha o tamanho da castanhola! |
|
Que bundinha hein! |
|
Quase impossível eu diria! |
|
Suruba ao ar livre! |
|
Um rosto entre os dois posters! |
|
Essa é senssacional, esse lubrificante é muito bom! |
|
Essa a natureza foi bem explicita! |
|
Consegue ler? Morto Vivo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado e Comente Sempre