Espaço aberto a publicações também de leitores.

A Távola redonda, ao redor da qual os cavaleiros do Rei Arthur se reuniam, foi criada com este formato para que não tivesse cabeceira, representando a igualdade de todos os membros.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Capitalismo selvagem

A forma do sistema capitalista de tocar a economia mundial trouxe à tona um problema: o consumismo. Esse sistema vem em constante evolução. Antes o consumo era baseado na necessidade, quando um produto se deteriorava(e antes isso demorava a acontecer), vinha a precisão de comprar outro, ou se alguma coisa mais funcional auxiliasse a vida do indivíduo, seria impensável não continuar passando dificuldade diante da facilidade apresentada.

A globalização junto ao aumento da população trouxeram novas tecnologias e aumento do mercado respectivamente, consequentemente a velocidade com que os produtos, ficam obsoletos e saem de foco aumentou. Não à toa a durabilidade diminuiu, ou seja, produtos com menos qualidade, perdem a usabilidade mais rápido, fazendo com que mais sejam comprados e mesmo que não quebrem, o fato de ser ultrapassado também é motivo para troca.


O marketing aprendeu a mudar na humanidade a questão da necessidade, hoje em dia basta ter o desejo(implantado inconscientemente por propagandas, ídolos, etc). Compra-se a marca e não mais o serviço em si. Aprendeu-se muito com a cultura de massificação do nacionalismo nazista de Goebbels na segunda guerra, ainda hoje técnicas como, adequação e padronização dos gostos(já que o gosto das pessoas é manipulável) e qualidade dos serviços e produtos para a maioria é utilizada por meios de comunicação, marcas, grifes, indústrias e afins comerciais.


O populismo virou moda, o certo é ser telespectador ávido, religioso, apreciador de modinhas "culturais", não apenas certo, é bonito, cool. Isso oportunamente foi apreciado por líderes políticos e religiosos, já que lucros são maximizados e pessoas transformadas em rebanhos anencéfalos incapazes de enxergar que as peças que faltavam para os governantes foram encaixadas e o inútil ao desagradável foram unidos, da ótica de quem sofre esse mal necessário, tendo em vista que a evolução da sociedade nos levou a esse desfecho.



"Uma pessoa é inteligente, o povo é burro..."  - MIB
"A multidão é um monstro sem cabeça" - Charles Chaplin



http://www.wgiro.com/noticias/economia/capitalismo+selvagem+oh+oh+oh-599

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e Comente Sempre